O que é a Ortodontia?
A Ortodontia é a especialidade da Medicina Dentária que visa diagnosticar, tratar e prevenir complicações decorrentes do incorreto alinhamento dos dentes ou dos maxilares.
Ao corrigir a posição dos dentes através do tratamento da oclusão dentária, melhora-se não só a aparência do sorriso, tornando-o esteticamente mais agradável, mas também a sua funcionalidade. Assim, o correto alinhamento dos dentes tem um impacto positivo significativo na qualidade de vida.
Dentes tortos ou que não encaixam corretamente dificultam a higiene oral, aumentando o risco de perda precoce de dentes devido a cáries e doença periodontal. Além disso, causam tensão nos músculos envolvidos no processo de mastigação, o que pode levar a dores de cabeça, pescoço, ombros e costas.
Consulte os nossos profissionais!
Receba a melhor orientação personalizada
O que causa problemas ortodônticos?
Fatores hereditários:
Incluem características transmitidas geneticamente, como o queixo proeminente ou dentes salientes;Fatores ambientais:
Resultam de hábitos ou condições externas, como:- • Chupar o dedo;
- • Respirar pela boca;
- • Perda prematura de dentes de leite.
Como sei se preciso de um ortodontista?
O médico dentista é o profissional qualificado para avaliar a sua saúde oral e determinar se necessita de recorrer à especialidade de Ortodontia.
Além do incorreto alinhamento dos dentes, os problemas mais comuns que podem ser avaliados e tratados por um ortodontista são:
Mordida aberta
A mordida aberta caracteriza-se pela ausência de contacto entre os dentes superiores e inferiores quando a boca está fechada.
Mordida cruzadaA mordida cruzada é um problema em que os dentes superiores se encaixam atrás dos dentes inferiores, em vez de se alinharem corretamente.
Sobremordida
A sobremordida, ou mordida profunda, ocorre quando os dentes superiores se sobrepõem excessivamente aos dentes inferiores, ocultando-os parcial ou totalmente ao morder.
Dentes projetados
Dentes projetados, dentes salientes ou protrusão dentária, referem-se a uma condição em que estes se estendem excessivamente para a frente, além da posição normal na arcada dentária.
Diastema
Diastema é o termo utilizado para descrever o espaço excessivo entre dois ou mais dentes, sendo mais comum entre os da frente no maxilar superior. Se a causa for desproporção dentária, tratamentos de estética dentária podem ser necessários após a ortodontia.
Bruxismo
O bruxismo é o hábito de ranger ou apertar os dentes de forma involuntária, geralmente durante o sono, podendo levar ao desgaste dos dentes e a dores na mandíbula. A correção ortodôntica é fundamental neste caso quando este se associa a má oclusão ou desalinhamento dentário.
Que tipo de aparelhos ortodônticos existem?
Seja aparelho fixo ou alinhador invisível, a escolha do tipo de aparelho dentário depende de cada caso específico, da idade do paciente, da complexidade do problema e das preferências pessoais (como estética e conforto). O ortodontista será o responsável por indicar a melhor opção para o tratamento.
Aparelho ortodôntico removível
Aparelho ortodôntico fixo
Alinhador invisível
Existem diversas opções de tratamento, no entanto, antes de avançar para a escolha certa, o ortodontista faz um estudo de cada caso
Procedimento seguro
e confortável!
Fale com a nossa equipa de profissionais!
Veja a clínica dentária mais
perto de si!
Águeda
ver clínicaAveiro
ver clínicaOliveira de Azeméis
ver clínicaPorto
ver clínicaViseu
ver clínicaPerguntas Frequentes
Para adultos, a consulta pode ser marcada sempre que surgirem problemas com o alinhamento dos dentes ou da mordida, ou até mesmo se a pessoa quiser melhorar a estética do seu sorriso.
Nesta consulta, será realizado um estudo ortodôntico que permitirá avaliar a necessidade de recorrer a um aparelho ortodôntico e qual o mais adequado a cada situação.
Apesar de os aparelhos dentários serem cada vez mais confortáveis, continuam a ser estruturas estranhas na boca, sendo necessário passar por um período de adaptação, em especial da língua e dos lábios. É normal também que a dicção se altere um pouco.
Além disso, poderá notar uma maior sensibilidade dentária ao toque e mastigação. Esta adaptação tende a concluir-se em poucos dias ou semanas.
- Escovar os dentes após cada refeição, utilizando uma escova de dentes ortodôntica ou uma escova com cerdas macias;
- Prestar especial atenção à limpeza entre os brackets e o fio ortodôntico, onde os restos de alimentos se acumulam facilmente;
- Utilizar fio dentário diariamente, para limpar entre os dentes e sob o fio ortodôntico;
- Usar escovilhões interdentários para limpar entre os brackets e em zonas onde a escova e o fio dentário não chegam; Manter uma alimentação equilibrada e evitar alimentos duros e pegajosos, assim como bebidas açucaradas e ácidas;
- Comparecer a todas as consultas de manutenção com o ortodontista para ajustes e verificações do aparelho.
Seguir estas recomendações ajudará a garantir um tratamento ortodôntico eficaz e a manter a sua saúde oral em ótimas condições.
No entanto, a necessidade de ortodontia prévia varia conforme o caso. A avaliação conjunta de ortodontista e implantologista é fundamental para determinar o plano de tratamento ideal, visando a saúde oral e o bem-estar do paciente a longo prazo.
Subscreva a nossa newsletter
e receba um voucher de 20€