
Polpa Dentária: a especialidade da endodontia
A polpa dentária, constituída por vasos sanguíneos e nervos, localiza-se no interior do dente e está rodeada pelo tecido duro (dentina), sendo responsável pela nutrição e sensibilidade nos dentes. É o que nos dá a sensibilidade ao frio e ao quente. As lesões da polpa dentária podem surgir devido a traumatismos, fraturas e cáries profundas.
Quais os sintomas mais frequentes da Endodontia?
Os sintomas que indicam a necessidade de Endodontia variam, no entanto, os mais comuns são:
• Desconforto ao toque e à mastigação;
• Sensibilidade dentária prolongada ao frio e/ou calor;
• Dor espontânea;
• Gengivas e/ou rosto inchado.
Porque deve recorrer à Endodontia?
Existem várias vantagens em recorrer à Endodontia, principalmente no que diz respeito a evitar complicações futuras, que irão certamente desenvolver-se caso não trate um dente que precisa de ser desvitalizado:
• A endodontia evita muitas vezes a extraç ão dentária;
• Permite manter o dente e a sua forma e função;
• Elimina as fortes dores associadas a problemas que já atingiram a polpa dentária;
• Evita o desenvolvimento de outras lesões que poderão mesmo comprometer as gengivas e o osso do paciente.

Veja a clínica dentária mais
perto de si!
Perguntas Frequentes
Não. É um tratamento realizado sobre anestesia local, por isso, não sentirá dor no momento da intervenção.
A maioria dos tratamentos são realizados numa ou duas consultas. Alguns casos mais complexos podem necessitar de mais tempo.
Um dente tratado endodonticamente e reabilitado pode durar muitos anos com os cuidados corretos. No entanto, ainda pode surgir uma cárie dentária no dente tratado, pelo que uma boa higiene oral e exames regulares são imprescindíveis para prevenir problemas.
Sim, por vezes dentes que já foram desvitalizados podem por diferentes motivos apresentar dor ou algum tipo de infeção. Nessas situações é possível retratar o dente, através de protocolos específicos que permitem resolver a infeção.
Uma das desvantagens associadas ao processo de desvitalização é o facto de que com o tempo o dente pode escurecer, ficando com uma tonalidade gradualmente mais amarela ou cinzenta.
Quando isso acontece, a estética dentária fica obviamente comprometida, contudo existem procedimentos odontológicos capazes de solucionar o problema.