Reabilitação total com prótese fixa: o que é?
Técnica All-on-4
A técnica All-on-4 é uma solução revolucionária para a reposição de todos os dentes de uma arcada dentária. Esta abordagem inovadora foi desenvolvida para oferecer uma alternativa mais rápida, menos invasiva e menos dispendiosa, em comparação com outras opções tradicionais, como a colocação de vários implantes dentários.
A principal característica da reabilitação com All-on-4 é a utilização de apenas quatro implantes dentários para suportar uma prótese fixa total, o que representa uma série de benefícios:


Menos invasiva
Ao não implicar a necessidade de transplantes ósseos, a técnica All-on-4 é menos invasiva e menos dispendiosa;Aspeto natural
Com a técnica All-on-4, a prótese fixa total é feita à medida de cada paciente, assemelhando-se à sua dentição natural;Cirurgia simples
A colocação dos implantes para próteses fixas totais é um processo simples, que requer apenas uma cirurgia, simplificando a técnica All-on-4;Procedimento rápido:
Para além da cirurgia, o processo de colocação das próteses fixas totais é feito no mesmo dia;Higienização simples:
Higienizar as próteses fixas totais é igual à higienização dos dentes naturais, requerendo os mesmo cuidados. Para além disso, é necessário visitar o dentista regularmente.

Quem pode usufruir da técnica All-on-4?
Por ser uma solução eficaz, a prótese fixa total sobre quatro implantes dentários, proporciona uma sorriso estável e natural de forma rápida e com recurso a procedimentos pouco invasivos. Esta solução é indicada para diversos tipos de casos.
• Pacientes com perda total de dentes
O All-on-4 é indicado para pessoas que perderam todos os dentes de uma arcada, seja devido a cáries, doenças periodontais graves, envelhecimento ou traumas. As próteses fixas totais são uma solução ideal para restaurar a funcionalidade e a estética do seu sorriso.
• Pessoas com perda óssea moderada e avançada
Uma das grandes vantagens do All-on-4 é poder ser realizado em pacientes com perda óssea significativa. Tradicionalmente, quando existia pouco osso para suportar os implantes, era necessário fazer um excerto ósseo, o que aumentava a complexidade e o tempo do tratamento.
• Pacientes com uma boa saúde
Um dos critérios para ser candidato ao All-on-4 é ter uma boa saúde em geral. Embora a técnica seja menos invasiva em comparação a outros métodos, continua a ser imperativo a inexistência de condições que possam interferir na cicatrização.
• Pessoas que procuram uma solução duradoura e estável
O All-on-4 é ideal para quem procura uma solução permanente, estável e confortável. A prótese fixa total é mais confortável do que as próteses tradicionais, que se podem mover e causar desconforto. O All-on-4 permite a recuperação da capacidade de mastigar, falar e sorrir com confiança.
Contudo, é sempre necessário fazer uma avaliação com o dentista para o paciente perceber se está habilitado a colocar as próteses fixas totais. O All-on-4 pode transformar a qualidade de vida dos pacientes, devolver o sorriso, a confiança e a funcionalidade oral.

Veja a clínica dentária mais
perto de si!
Perguntas Frequentes
A manutenção das próteses fixas totais é semelhante aos cuidados que se devem ter com os dentes naturais. Escovar os dentes, utilizar fio dentário e ir a consultas regulares ao dentista são alguns dos procedimentos que se devem ter com os implantes All-on-4.
Após a colocação dos implantes All-on-4 é fundamental seguir uma série de indicações, como aplicar gelo, para reduzir o inchaço, manter uma higiene oral adequada, optar por alimentos moles, aumentar a ingestão de líquidos, evitar fumar durante o período de cicatrização e proteger a área afetada durante a prática de atividades de exercício físico.
É normal sentir desconforto após a cirurgia, devendo comunicar ao dentista caso este persista. Poderá ser necessário administrar medicação para aliviar as dores.
O paciente pode escolher a cor dos dentes da prótese, de forma a obter um resultado estético que se alinhe com as suas preferências.
O custo de aplicação da técnica All-on-4 depende de consultório para consultório e do caso específico de cada paciente.
É necessário marcar uma consulta de avaliação com o médico dentista.