
O tártaro, também conhecido como cálculo dentário, é resultado da calcificação da placa bacteriana.
Este é um dos maiores inimigos de um sorriso bonito e saudável.
Convém notar que não aparece da noite para o dia! A negligência com a higiene oral, ou com a limpeza odontológica, dá origem à formação de bactérias que se vão acumulando na linha entre o dente e a gengiva.
O primeiro sinal da existência de tártaro é a presença de coloração amarelada, ou acastanhada, junto ao tecido gengival.
Além de inestético, este tem consequências para a saúde oral, nomeadamente halitose, gengivite e até periodontite. Com o passar do tempo, a inflamação dos tecidos gengivais, pode resultar na perda dos tecidos que suportam os dentes e, consequentemente, a sua queda.
Apoiado por equipamentos tecnológicos de última geração, o Dr. Adriano Carreira projetou cada uma das suas clínicas com foco numa oferta de qualidade e rigor para que os pacientes vivam uma verdadeira experiência de bem-estar antes, durante e depois de cada consulta.
Por isso é importante adotar bons hábitos de higiene oral diária, com vista a reduzir a acumulação de placa bacteriana, como:
- Escovar os dentes, durante pelo menos dois minutos, duas a três vezes por dia;
- Trocar de escova, no mínimo, de três em três meses;
- Recorrer ao fio dentário, e/ou escovilhão, para uma limpeza interdentária eficaz.Apesar de tudo, com a passagem do tempo, é natural o acumular de placa bacteriana, que origina o tártaro. A forma mais indicada de avaliar, detetar e tratar a sua presença é através de uma consulta com o seu higienista oral, ou médico dentista.Sendo esta aconselhável de seis em seis meses, já garantiu a sua próxima visita na CARREIRA DENTAL CLINIC?