07 agosto 2024
Melasma no verão: absorva a energia do sol!
O verão chegou e com ele os dias de praia, piscina e atividades ao ar livre. Mas se sofre de melasma, um tipo de hiperpigmentação que se apresenta como manchas escuras no rosto ou corpo, apreciar o sol pode ser um problema.
Embora a sua causa exata seja desconhecida, sabe-se que a exposição solar, alterações hormonais e predisposição genética são fatores importantes.
O contacto com a luz natural pode agravar o melasma, tornando-o mais visível e difícil de tratar, mas esse não é motivo para não aproveitar as férias! Siga as nossas dicas para usufruir do calor da estação, sem agravar a condição e ainda manter a pele saudável e radiante:
- Use diariamente protetor solar, de amplo espectro com FPS 30 ou superior, mesmo em dias nublados e reaplique com frequência;
- Procure manter-se à sombra sempre que possível, especialmente durante as horas de maior calor;
- Use chapéu, óculos de sol e peças de roupa leve que ajudam a proteger a pele da exposição solar direta;
- Beba bastante água e aplique um creme hidratante adequado ao seu tipo de pele.
Apesar de ser uma doença benigna, que não oferece riscos à saúde, pode afetar a autoestima.
Existem diversas opções de tratamento para o melasma, como cremes despigmentantes, peelings químicos, laser e microagulhamento. O mais adequado para si dependerá do tipo e da gravidade das manchas e do seu tipo de pele. Por isso, é fundamental consultar um dos nossos especialistas para receber um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado.
Assim, poderá saborear o sol com segurança e manter a pele saudável e bonita durante todo o ano!