09 agosto 2021

Saiba como o stress pode causar o aparecimento de cáries

Não são apenas os alimentos e bebidas açucaradas que estão na causa do aparecimento de cáries, o stress possui um peso significativo na nossa saúde oral. Quando atravessamos períodos de maior ansiedade e stress, o nosso corpo despoleta uma série de respostas químicas e físicas que provocam desequilíbrios em todo o organismo, sendo que a nossa boca não é exceção.

É possível, atualmente, identificar três principais efeitos do stress na Saúde Oral:

• Boca Seca

Com níveis de stress mais elevados, o nível de adrenalina aumenta também. Entre outros efeitos, a adrenalina irá provocar uma diminuição na produção de saliva, facilitando o surgimento da sensação de boca seca; assim, o stress proporciona as condições ideais para a proliferação de bactérias nocivas na boca.

• Sistema Imunitário Comprometido

O nosso sistema imunitário também sofre alterações, ficando em desequilíbrio. Com as defesas mais comprometidas, o organismo torna-se mais exposto a potenciais infeções e doenças ao nível de todos os órgãos, ficando assim, menos eficaz no combate a doenças bacterianas, virais ou fúngicas. O stress pode ainda provocar respostas autoimunes, favorecendo a inflamação de tecidos nas gengivas.

• Disfunções Musculares

O stress pode causar tensão nos músculos faciais e levar ao desenvolvimento de patologias como o bruxismo. Com as nossas estruturas dentárias mais fragilizadas e com o desgaste de esmalte, surgirão pequenas fraturas que permitem o acesso de bactérias prejudiciais aos nossos dentes.

Como minimizar o impacto do stress na Saúde Oral?

Primeiramente, se sofre de stress e ansiedade deve procurar ajuda especializada na área, pois problemas de saúde mental podem ter graves consequências na nossa saúde geral.

Eliminando, contendo ou suavizando a fonte do problema, à partida, o seu organismo irá acompanhar a mudança e voltará aos poucos ao seu equilíbrio regular.

Relativamente à sua Saúde Oral, aconselhamos estes pequenos hábitos, a introduzir na sua rotina, de forma a resguardar-se das consequências negativas do stress:

• Beba muita água

É fundamental que se mantenha hidratado. Se mantiver as condições certas de humidade na sua boca, será mais fácil proteger os seus dentes das bactérias responsáveis pelas lesões de cárie.

• Reforce os seus hábitos de higiene oral

O seu organismo como se encontra mais débil precisará de ajuda para compensar os desequilíbrios existentes. Use dentífricos com flúor para proteger o esmalte dos dentes e se notar diferenças significativas nas gengivas, fale com o seu Médico Dentista para evitar o desenvolvimento de doenças como a periodontite.

• Use uma goteira ou protetor bucal

Certos hábitos como apertar ou ranger os dentes, poderão originar problemas e patologias. Se notar que os seus dentes estão a ficar desgastados ou até mesmo, se acordar com dores de cabeça, maxilares ou dores no pescoço, informe-se com o seu Médico Dentista sobre a possibilidade de começar a usar uma goteira ou um protetor bucal.

O nosso organismo funciona como um todo, por isso é natural que quando algo se encontra comprometido, o mesmo tenha repercussões a outros níveis e órgãos. Se sente mais ansiedade ou stress, tome atenção aos sinais que o seu corpo lhe está a dar. Existem formas de gerir estes problemas, de forma a reduzir o impacto negativo que possa ter na sua Saúde Oral.

Pratique bons hábitos de higiene oral e visite regularmente o seu Médico Dentista para despistar quaisquer problemas que possam surgir. Visite-nos e confie na nossa equipa de profissionais multidisciplinares para cuidar do seu sorriso.