26 julho 2021
Retração gengival: Conheça as causas, sintomas e formas de tratamento
O que é a retração gengival?
A retração gengival é o processo no qual o tecido que envolve os dentes se afasta do mesmo, expondo cada vez mais e progressivamente a sua raiz. A retração pode ser dolorosa e provocar danos a nível de suporte ósseo.
De forma geral, a maioria das pessoas nem se apercebe que as gengivas estão a recuar, sendo este um processo gradual. Uma raiz dentária exposta pode não apenas parecer desagradável, mas também provocar sensibilidade dentária, especialmente na escovagem. A mesma pode surgir por diversos hábitos e o tratamento geralmente depende da causa do problema, que se não for tratada, pode levar à perda eventual de dentes.
Causas da retração gengival
- Tabaco, visto que por norma se acumula mais placa bacteriana;
- Má higiene oral, a acumulação de placa bacteriana e consequente criação de tártaro;
- Incorreta escovagem, lavar os dentes exercendo demasiada pressão sobre os mesmos ou utilizar uma escova de cerdas duras;
- Bruxismo, o ranger dos dentes ou demasiada pressão maxilar é outro dos motivos;
- Dentes desalinhados ou mordida desequilibrada, alguns dentes exercem mais força que outros na gengiva e no osso;
- Genética, as características da sua gengiva também são determinadas por este fator;
- Trauma no tecido da gengiva.
Tratamento para a retração
Quanto mais pequena a recessão, mais simples será o seu tratamento. Um bom diagnóstico realizado pelo seu médico dentista será crucial para determinar a necessidade de o encaminhar para um especialista em problemas periodontais. Nesta consulta, o periodontologista irá analisar o seu caso, bem como, o estado da gengiva em recessão.
- Raspagem e alisamento radicular
Aliada a uma mudança nos hábitos de saúde oral, o seu dentista irá determinar se necessitará de uma limpeza mais profunda, denominada de raspagem e alisamento radicular, um procedimento de duas fases, sendo frequentemente a solução utilizada quando a retração gengival é causada por periodontite.
A raspagem e o alisamento são por norma, procedimentos suficientes para resolver o problema, mas terá que fazer check-ups periódicos para se certificar que a recessão melhorou, sendo importante para que a mesma não aumente, manter uma boa rotina de higiene oral para proteger as suas gengivas.
Se este procedimento não for o aconselhado pelo seu médico dentista, a cirurgia periodontal ou os enxertos das gengivas serão os tratamentos a considerar.
- Cirurgia Periodontal
Para casos clínicos mais extremos, poderá ser recomendada uma cirurgia periodontal. Uma intervenção mais incisiva, de modo a reposicionar o osso e a gengiva. Esta pode ser de dois tipos: o 1º procedimento denomina-se de raspagem e alisamento radicular e o 2º procedimento denomina-se regeneração.
- Enxertos das gengivas
Se perdeu tecido nas gengivas, o seu dentista pode sugerir uma cirurgia dos tecidos moles ou enxerto gengival, um dos procedimentos mais comuns para resolver a retração. Isto é, quando o tecido é enxertado das gengivas adjacentes ou do céu da boca e é suturado ao tecido das gengivas.
A melhor proteção contra a recessão gengival são consultas periódicas ao seu médico dentista e uma boa rotina de higiene oral. Se tem algum dos sintomas identificados, não perca tempo e marque a sua consulta de avaliação, pois a progressão da patologia é relativamente rápida e quanto mais tempo deixar passar, mais difícil será o tratamento aplicado.
Confie na nossa equipa de profissionais e não adie mais a sua saúde oral.
Subscreva a nossa newsletter
e receba um voucher de 20€