25 março 2021

Lasquei um dente, e agora o que faço?

Uma boa higiene oral e consultas regulares são a chave para uma boca feliz e saudável. No entanto, cada um de nós encontra-se sujeito a sofrer pequenas ou grandes emergências dentárias, que podem ocorrer a qualquer momento, como, por exemplo, um traumatismo dentário.

Um traumatismo dentário ocorre quando o paciente lasca ou parte um dente, sendo que dependendo da gravidade da lesão é sempre essencial o acompanhamento médico para averiguar a condição e escolher o tratamento odontológico que melhor se adequa. Por vezes, os traumatismos são indolores e não são visíveis ao olho humano, sendo que a prevenção e tratamento imediato dos mesmos se tornam mais tardios, podendo levar a uma intervenção médica mais complexa. Existem, porém, um conjunto de sinais e sintomas que podem emergir, nos quais o paciente deve ter em consideração.

• A irritação da gengiva em torno da área do traumatismo;
  • Sensação de uma superfície irregular ao passar com a língua no dente;
  • Dor ou pressão ao morder e trincar;
  • Irritação na língua, pelo contacto da mesma com a superfície do dente;
  • Sensibilidade à temperatura.

Uma vez que o tratamento médico nem sempre é possível de forma imediata, o paciente pode e deve tomar algumas medidas para minimizar os sintomas e as complicações que podem surgir.

• Se lascou ou partiu o dente procure pelo fragmento do mesmo;
  • Segure cuidadosamente o dente pela coroa;
  • Lave o dente minuciosamente com soro fisiológico ou leite;
  • Guarde o fragmento do dente, pois o mesmo pode ser colado pelo seu dentista como forma de tratamento;
  • Enxague a boca com água salgada ou uma solução anti bacteriana para evitar infeções;
  • Se necessário tome um analgésico anti-inflamatório;
  • Coloque gelo do lado exterior se experienciar algum desconforto;
  • Evite mastigar com o dente danificado.

Acidentes diários e inevitáveis podem suceder, todavia existem determinados casos que podem ser prevenidos com algumas medidas simples e eficazes.

• Utilize de forma contínua um protetor bocal ao participar em desportos de contacto;
  • Evite morder ou trincar alimentos duros e não utilize os seus dentes para abrir objetos;
  • Evite movimentos como o ranger de dentes;
  • Aplique boas práticas de higiene oral e visite um profissional de saúde regularmente.

As nossas clínicas dispõem de profissionais qualificados para aconselhá-lo sobre o tratamento mais adequado ao seu problema de forma atenta e dedicada.

Não hesite em contactar-nos, o seu sorriso é o nosso sorriso!