18 dezembro 2020

Dicas para cuidar do seu sorriso numa época repleta de açúcar

Aproximamo-nos a passos largos do Natal e também de todos os excessos alimentares que caracterizam esta época, sobretudo os doces, que são um dos principais inimigos da saúde oral. Toda a família se reúne à mesa para devorar as filhoses, rabanadas, chocolates, bolo-rei, tornando-se difícil de resistir.

Se não tomar os devidos cuidados, e apesar de ser uma época festiva, a sua saúde oral poderá sofrer com todos os excessos alimentares através do aparecimento de cáries.

Mas como pode o açúcar levar ao aparecimento de cáries dentárias?

A cárie é geralmente provocada pela presença de algumas bactérias existentes na cavidade oral devido aos alimentos que ficam retidos entre os dentes. A atividade bacteriana faz com que os açúcares se transformem em substâncias ácidas, levando à desmineralização do esmalte dentário e ao possível aparecimento das cáries dentárias.

A melhor prenda de natal que lhe podemos oferecer é um conjunto de cuidados que se seguem, que deve redobrar nesta época festiva, mantendo a sua boca e dentes saudáveis.

5 dicas para manter a sua saúde oral com o consumo excessivo de doces:

• Evite doces mais pegajosos, como o mel, por exemplo, que aderem facilmente à superfície dos dentes, tornando mais difícil a sua remoção durante a escovagem;
  • Evite comer doces em curtos espaços de tempo. Procure espaçar o consumo dos açúcares para que as bactérias vivam o menos tempo possível na boca;
  • Use fio dentário para remover todos os restos alimentares da superfície dentária e um elixir anti cárie para completar a higiene oral;
  • Escove os dentes pelo menos 2 vezes por dia. A escovagem antes de deitar é a mais importante;
  • Evite comer e beber durante a meia hora após a higiene oral.

Consuma com moderação e garanta a saúde da sua boca.

Boas festas!