10 agosto 2022

Dentes do siso: o que precisa de saber

São muitas as questões que se colocam em torno dos dentes do siso. Será que devem ser sempre extraídos? Quando nascem? Todas as pessoas os têm? A Carreira Dental Clinic responde-lhe às questões associadas aos últimos molares da dentição humana.

Os dentes do siso são os últimos molares em cada lado dos maxilares, existindo dois no maxilar superior e dois no inferior. Compõem o terceiro e último conjunto de molares a erupcionar (nascer) e, por norma, surgem entre os 16 e 21 anos, podendo, no entanto, aparecer mais tarde ou, em algumas pessoas, não aparecer de todo.

Como estes dentes são os últimos a erupcionar, é comum que os mesmos não encontrem espaço na cavidade bucal e que permaneçam inclusos. Assim, costumam surgir problemas associados à erupção parcial ou incompleta dos mesmos, levando a uma forte inflamação dos tecidos moles circundantes, conhecida como pericoronarite. Quando isto acontece, o dente do siso pode causar enxaquecas, dores nos maxilares ou nos ouvidos. Porém, isto não acontece com todas as pessoas.

Ao contrário do que se pensa, nem sempre é necessário extrair os dentes do siso. Caso estes apresentem uma erupção e posição normal, permitam uma higienização adequada e não causem problemas, a remoção dos mesmos não será necessária. No entanto, caso se verifique que a erupção dos dentes do siso é anormal, cause pericoronarite, surjam quistos ou comece a prejudicar a posição da restante dentição, a extração dos mesmos será o procedimento a seguir. Esta cirurgia de extração também será considerada no caso de os dentes provocarem uma dor forte, de forma prolongada, aquando a sua erupção.

Na maioria dos casos, a cirurgia para remoção dos dentes do siso é realizada no consultório sob o efeito de anestesia local. A extração não é um ato doloroso, no entanto, e como se trata de uma pequena cirurgia, é normal que sinta algum desconforto. Assim, após o procedimento siga os conselhos dados pelo seu médico-dentista:

• Tome a medicação prescrita;
  • Opte por alimentos moles;
  • Evite bebidas alcoólicas;
  • Evite fumar;
  • Aplique gelo no exterior da face.

Na Carreira Dental Clinic dispomos dos mais recentes equipamentos e com um corpo clínico com o know-how necessário para lhe proporcionar o melhor tratamento. Marque já a sua consulta de avaliação e sorria com confiança!