17 outubro 2018

Sabia que as dores de cabeça podem ter origem em problemas dentários?

Sim, é verdade! Saiba 4 motivos que podem estar a causar-lhe dores de cabeça:

A dor de cabeça está muitas vezes relacionada com a saúde oral. A estrutura muscular de nervos e articulações da face possibilita que qualquer situação que influencie uma maior tensão nos músculos e estrutura óssea se reflicta em dores de cabeça, ouvidos ou noutras regiões do rosto.

Conheça alguns dos problemas dentários que influenciam a saúde oral e podem ter sintomas como dores de cabeça:

Disfunção Temporomandibular – A disfunção da articulação responsável pela ligação do maxilar à mandíbula, provoca a sensação de que está presa, a saltar ou a estalar. Os sintomas mais comuns são dores de cabeça, dor de ouvido ou sensação de desencaixe ao bocejar, mastigar e abrir/fechar a boca.

Infeção nos dentes ou nas gengivas – Os quadros infecciosos e inflamatórios passam das gengivas para os ligamentos e ossos que dão suporte aos dentes, trazendo grave danos para a saúde bucal.

Dentes desalinhados ou falta de dentes – A perda de um só dente pode provocar uma alteração nas articulações da mandíbula, podendo desencadear a sensação de pressão nos ouvidos, dores de cabeça e cansaço na face, entre outros sintomas.

Bruxismo – Associado a sintomas como os músculos da mandíbula doridos e dores de cabeça deve-se ao ranger de dentes durante a noite. Podendo destruir o osso circunvizinho e do tecido da gengiva, danificar os dentes ou originar problemas que envolvam a articulação da mandíbula.

Na grande maioria dos casos, estes problemas podem ser solucionados com goteiras, implantes, aparelhos ou simplesmente com a limpeza correcta dos dentes e gengivas. Marque a sua consulta nós podemos ajudar a resolver o seu problema!