29 julho 2022

A especialidade de Terapia da Fala chegou à Carreira Dental Clinic!

Notícia

Sente que o seu filho tem dificuldades ao nível da linguagem, dicção ou voz? Há dois cenários possíveis: ou o seu ritmo é diferente ou pode ter um problema a nível da fala.

É certo que cada criança tem o seu próprio ritmo, no entanto há sinais a que os pais devem estar atentos. A Carreira Dental Clinic ajuda-o a identificar o momento certo para procurar ajuda.

A Terapia da Fala é uma especialidade que visa tratar e apoiar crianças e adultos que tenham dificuldades em comunicar, comer, beber ou engolir, melhorando a qualidade a sua de vida. A terapia incide em áreas como a linguagem, a articulação das palavras, a voz e a alimentação. Caso verifique alguma alteração no domínio destas áreas, é importante recorrer a um terapeuta da fala.

O terapeuta é responsável pela prevenção, avaliação e intervenção nas perturbações da comunicação humana e intervém ao nível da linguagem oral e escrita, da voz, bem como noutras formas de comunicação não-verbal.

É claro que cada criança tem o seu ritmo, mas existem sinais a que os pais devem estar atentos para perceber se existe alguma dificuldade ou não. Assim, os pais devem consultar o médico se o filho:

  • Aos 12 meses: não faz gestos, não sorri, não reage ao seu nome ou a sons familiares;
  • Aos 18 meses: tem preferência pelos gestos para se comunicar e tem dificuldades em imitar sons ou a perceber ordens simples;
  • Aos 2 anos: apenas imita palavras ou ações, não diz palavras ou frases de forma espontânea, não fala para comunicar mais do que as suas necessidades imediatas e tem um tom de voz muito rouca ou anasalada;
  • Tem dificuldade em fazer-se entender pelos pais. Por norma, os pais (ou quem cuida da criança) devem ser capazes de entender metade do seu discurso aos 2 anos de idade e, quem não conhece a criança, deve ser capaz de perceber o que esta diz aos 4 anos.

Perante a desconfiança de algum dificuldade na fala, a criança deve ser avaliada por um terapeuta da fala. A consulta de avaliação tem como objetivo principal testar e estabelecer o nível de comunicação, fala e linguagem da criança, em função da sua idade. Após a avaliação, e caso se justifique uma intervenção, são determinados o tipo de abordagem terapêutica e a frequência desta. Nas sessões de terapia são utilizados jogos com objetos ou figuras, para incentivar a criança a identificá-los verbalmente. Também é frequente a utilização de um espelho para a criança se familiarizar com as posições e os movimentos corretos dos lábios e da língua.

Se verificar que o seu filho apresenta alguns dos sinais previamente indicados, ou se sofre de alguma patologia que necessite de terapia da fala, marque a sua consulta numa das nossas clínicas onde encontrará uma equipa de profissionais preparados para o ajudar