20 setembro 2021

5 sinais de que está a precisar de uma desvitalização

A endodontia, também conhecida por desvitalização, é o tratamento dentário através do qual se remove todo o tecido orgânico contido na polpa e interior das raízes dos dentes, ou seja, dentro do canal dentário, ou canal radicular.

A desvitalização é necessária quando a polpa dentária se torna inflamada ou infetada, podendo ser o único tratamento capaz de evitar a extração do dente e a preservação dos dentes naturais.

A inflamação ou infeção pode ter várias causas, tais como: cáries profundas não tratadas, desgaste dentário, fraturas ou fissuras no dente.

Como pode saber se precisa de recorrer a este tratamento dentário?

• Dor prolongada ao calor ou frio;

• Descoloração do dente;

• Sensibilidade ao toque e mastigação;

• Mau sabor na boca;

• Sensibilidade nos gânglios linfáticos do pescoço, tecidos ósseos e gengivais.

Apesar destes serem os principais sintomas associados à necessidade de recorrer ao tratamento endodôntico, esta patologia pode não apresentar nenhum sintoma se o estágio se encontrar abaixo do limiar de dor do paciente em questão.

No que consiste o tratamento?

Com o objetivo de restabelecer a normalidade dos tecidos dentários, removendo a inflamação ou infeção, a desvitalização consiste na remoção do tecido mole que se encontra na parte interna do dente, responsável pela nutrição e sensibilidade dentária. Após a remoção é realizada uma limpeza e um preenchimento com um material próprio. Desta forma, é restabelecida a função do dente e aliviada a dor dentária causada pela inflamação ou infeção da polpa.

Adiar a visita ao dentista aumenta o risco de inflamação dentária, que pode ter início a partir de uma simples cárie dentária. Não descure a sua higiene oral e visite regularmente o seu médico dentista. Na Carreira Dental Clinic dispomos de uma equipa qualificada pronta para tratar este tipo de patologia. Confie em nós e deixe o seu sorriso brilhar!