23 janeiro 2023

5 dúvidas sobre implantes dentários

Notícia

A Implantologia é uma área da Medicina Dentária que se dedica à substituição de dentes perdidos, através da colocação de implantes dentários. Se já realizou este procedimento ou está a considerar fazê-lo, certamente que lhe devem ter surgido algumas questões. Assim, e de forma a esclarecer as mesmas, na notícia deste mês respondemos às 5 dúvidas mais frequentes.


1. O que é um implante?

Os implantes dentários são estruturas em titânio puro que substituem a raiz natural do dente. Através de um processo cirúrgico, os implantes são colocados no osso do maxilar, de modo a “substituir” as raízes dos dentes perdidos. Este material é o mais utilizado para os implantes dado que é compatível com o nosso organismo. Além disso, o titânio é extremamente resistente, leve e anticorrosivo.



2. Quais as etapas deste procedimento?

Primeiramente é necessário existir uma consulta de diagnóstico, onde são realizados exames de avaliação e um estudo detalhado do caso do paciente, de modo a perceber qual a melhor solução. De seguida é feito o planeamento do dia da cirurgia. No dia da cirurgia, ser-lhe-á administrada a anestesia local, de forma a que não sinta dor e esteja confortável durante todo o processo. A cirurgia, que é um procedimento simples, rápido e seguro, consiste em pequenas incisões nas gengivas, de modo a colocar os implantes na zona da raiz dos dentes. Terminada a cirurgia, o paciente segue para recobro e sai da clínica no próprio dia. Após a cicatrização, são colocadas as coroas definitivas, feitas em laboratório. É de realçar que, no caso de colocar implantes na boca toda, é necessário haver uma 1ª cirurgia para retirar os dentes existentes. É também essencial que durante e após o tratamento siga todas as indicações do implantologista, tenha todos os cuidados de higiene oral e que não falte às consultas de controlo.



3. O tratamento é doloroso?

Como referimos anteriormente, é administrada anestesia local, pelo que não sentirá dores durante o procedimento. No entanto, no período pós-operatório poderá sentir algum desconforto, inchaço ou aumento de sensibilidade. Assim sendo, poderá tomar a medicação indicada pelo implantologista.



4. Depois da cirurgia posso fazer a minha vida normal?

A cirurgia é um procedimento relativamente rápido, e o paciente sai da clínica no próprio dia, podendo fazer a sua vida normal. No entanto é necessário ter determinados cuidados, nos primeiros dias, tais como, não fazer esforços físicos nem praticar desporto, não se expor ao sol ou a ambiente com temperaturas elevadas e dê preferência a alimentos frios, moles e pastosos.



5. O que é um enxerto ósseo e quando é necessário?

Por vezes existem pacientes que apresentam uma perda significativa ou fragilidade óssea no maxilar, pelo que poderão ter de realizar um enxerto ósseo antes de realizar a colocação de implantes dentários. Se for o seu caso, deverá, juntamente com o seu médico dentista, discutir as opções existentes para o enxerto e os procedimentos a adotar.

A ausência total ou parcial de dentes tem um grande impacto na qualidade de vida das pessoas, comprometendo não só as funções mastigatória e respiratória, como também a parte estética.

Na Carreira Dental Clinic dispomos de uma equipa de implantologistas experientes e dedicados, entre os quais o Dr. Adriano Carreira, que conta com mais de 20 anos de experiência na área. Nas nossas clínicas poderá obter um atendimento personalizado, com acompanhamento constante por parte dos nossos profissionais. Visite-nos e volte a sorrir com confiança.