Dr. Adriano Carreira - Medicina Dentária

As crianças devem ter uma boa higiene oral para prevenir doenças orais como as cáries, mau hálito, gengivite ou periodontite. Elencamos 10 dicas com base no artigo da Ordem dos Médicos Dentistas para que as crianças consigam ter uma boa saúde oral, e possam, neste dia especial, sorrir sem medos!

  1. A primeira consulta deve ser realizada quando os primeiros dentes temporários (ou de leite) erupcionam. Quando existe uma boa saúde oral, a criança deve ser observada cada seis meses
  2. Em média, a erupção da primeira dentição tem início entre os 6 e os 8 meses de idade, sendo as meninas geralmente mais precoces.
  3. Quando as crianças têm dores, os sintomas mais comuns são: gengivas avermelhadas, aumento da salivação, perda de apetite e dificuldade em dormir. O desconforto pode ser aliviado ao limpar a boca duas a três vezes por dia com uma gaze molhada ou recorrendo a mordedores e géis disponíveis no mercado.
  4. Deve cessar o uso de chupeta até cerca dos três anos de idade. Já o biberão, deve ser abandonado, idealmente, quando a criança completar um ano.
  5. Previna o aparecimento de cáries precoces na infância ao colocar apenas leite ou água no biberão e oferecer à criança sobretudo durante o dia e nunca quando esteja a dormir; não coloque líquidos açucarados no biberão nem na chupeta e logo que os primeiros dentem erupcionem, promova a sua higiene com uma gaze, dedeira ou escova macia, idealmente após as refeições.
  6. A alteração de cor dentária nas crianças pode ter várias causas, entre as quais lesões de cárie, situações traumáticas, perturbações na formação do esmalte e dentina, higiene oral deficiente ou pigmentação extrínseca de origem bacteriana ou alimentar.
  7. Deve administrar-se flúor às crianças? Sim. A Direção Geral da Saúde dá prioridade à escovagem dos dentes com dentífrico fluoretado. 
  8. A escovagem dentária nas crianças deve ser efetuada da seguinte forma: dos zero aos três anos deve ser realizada pelos pais a partir da erupção do primeiro dente duas vezes por dia; dos três aos seis anos e após esta idade deve ser realizada progressivamente pela criança duas vezes por dia, sendo supervisionada e auxiliada pelos pais.
  9. As crianças devem usar fio dentário entre os oito e dez anos, uma vez que já possuem destreza manual e autonomia necessárias.
  10. Os selantes de fissuras são uma espécie de “verniz” que se aplica na superfície fissurada de dentes com o objetivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie dentária. Deve ser aplicado, caso seja necessário, nos primeiros e segundos molares definitivos, bem como nos pré-molares, cujo período de erupção varia entre os cinco e oito anos e os onze e quatorze anos, respetivamente.

Se acha que o seu filho tem algum problema dentário ou gostaria de saber mais sobre este tema, fale connosco. As clínicas Carreira Dental Clinic dispõem de profissionais qualificados para aconselhá-lo sobre o tratamento mais adequado para as crianças. 

MARQUE AQUI A SUA CONSULTA

Logo de seguida entraremos em contacto!

| Movimentamos Sorrisos

2019 © Carreira Dental Clinic